quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cheeta, o chimpanzé dos filme de Tarzan, morre aos 80 anos


Jiggs, o chimpanzé que, rebatizado como Cheeta, teria protagonizado os filmes de Tarzan nas décadas de 1930 e 1940, com Johnny Weissmuller e Maureen O'Sullivan, morreu no dia 24 de dezembro, aos 80 anos. O falecimento foi anunciado pelo Santuário Suncoast Primate de Palm Harbor, na Flórida (EUA), onde o animal viveu por mais de 50 anos.
Não há como ter certeza se Jiggs realmente era o Cheeta do cinema, mas além dos filmes do Rei da Selva - comoTarzan, o Homem Macaco (1932) e Tarzan e sua Companheira (1934) - o chimpanzé teria atuado com Bela Lugosi, na época mais desesperada da vida do ator, emBela Lugosi Meets a Brooklin Gorilla (1952), e estaria na primeira versão de Dr. Doolittle (1967). A comédia dirigida por Richard Fleischer teria sido o último trabalho de Cheeta, que logo depois se aposentou e seguiu para o santuário, onde assistia a seus antigos filmes e fazia pinturas abstratas, vendidas para arrecadar fundos ao local - no sitecheetathechimp.org ainda é possível comprar as pinturas do chimpanzé e fazer doações à fundação.
Cheeta, ou Jiggs, nasceu na Libéria (África), em 1932, e foi levado a Nova York no mesmo ano. Aos 80 anos, o chimpanzé era o primata não-humano mais velho já registrado (sendo inclusive citado no Guinness), já que na natureza membros de sua espécie costumam viver até os 45 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário