terça-feira, 12 de julho de 2011

DENTES


Tem alguns dias que eu ando sentindo dor no maxilar então isso me levou a pesquisar sobre dentes do siso.
Os terceiros molares, (conhecidos como dentes do siso ou do juízo), que são em número de quatro, encontra-se atrás dos últimos dentes, era, segundo os estudiosos, muito importante na época em que o homem tinha uma vida selvagem. Hoje, estes dentes e alguns outros, como os caninos e os laterais superiores, estão com tendências de desaparecer, pois os alimentos que comemos, são cada vez mais moles e, com o início do uso de ferramentas de cortes, feitos de pedras, pelos homens da pré-história, diminuiu bastante a necessidade de cortar os alimentos com os dentes, exigindo menos mastigação gerando, com isso, uma diminuição das arcadas dentárias, reduzindo o espaço para os dentes e aumentando bastante o apinhamento e dificultando o posicionamento correto, dos dentes dos sisos e de vários outros dentes.

Descobri que só tenho três. Falta um dente do siso um adulto sadio e normal tem que ter uma fileira de 16 dentes na superior e 16 na parte inferior, eu só tenho 15 na parte inferior e nunca extrai um dente. Meu dentista falou que isso é normal, raro mais normal.
Aposto que muita gente sequer pensou em como acontece o crescimento dos dentes. Se você quer saber onde estão os dentes permanentes, enquanto usamos os dentes de leite, basta ver a seguir.  


2 comentários: