segunda-feira, 30 de maio de 2011

25 anos da pixar

Fundada em 1986 por Edwin Catmull e Steve Jobs, a Pixar Animation Studios surgiu de uma divisão especializada em computação gráfica da Lucasfilm, empresa de George Lucas (Guerra nas Estrelas), e pelos primeiros anos de existência foi uma companhia responsável por desenvolver hardwares.

Ao mesmo tempo, investia no ramo da animação, muito em razão da persistência do empregado John Lasseter - hoje chefe de criação da Disney - que já em 86 realizou o primeiro curta metragem da Pixar, Luxo Jr., filme que trazia como personagem principal a luminária que se tornou marca da companhia.

Em 1995, a empresa lançou seu primeiro longa metragem,
Toy Story - Um Mundo de Aventuras, filme que mudou de uma vez por todas a história da animação.

Nos últimos anos tem se superado na criação de filmes de animação. Após a junção com a Disney, a parceria tem dado muito certo.
























Foram mais dez longas lançados e seis prêmios Oscar de melhor animação conquistados (Procurando Nemo, Os Incríveis, Ratatouille, Wall-E, Up - Altas Aventuras e Toy Story 3).
Os longas de animação da Pixar já entraram para a minha lista de melhores filmes que já assisti.
Na minha opinião, Procurando Nemo, Wall-E e Up – Altas Aventuras foram os três melhores já feitos.

Agora, 25 anos após sua fundação, a Pixar trabalha na produção de três filmes:
Carros 2, Brave e Monstros S.A. 2. Dentre estes, a sequência de Carros será a primeira a chegar aos cinemas. O longa tem estreia prevista para 24 de junho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário